Rodrigo Duguay da Hora Pimenta
Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP
Universidade Salgado de Oliveira – Universo (Campus Recife)
Resumo
A partir de uma notícia de jornal, que já ecoa uma história popular, sobre uma
companhia circense o Alagoano Jorge de Lima construiu um poema intitulado “O Grande Circo Místico”. Dele, na década de oitenta, o Balé Teatro Guaíra construiu um espetáculo de dança, com letras e músicas que ultrapassaram os limites do próprio espaço teatral em que foi apresentado. No entanto é da história original da companhia
que os enunciados emanam revelando com grande poder didático a atualidade e força dos conceitos de Mikhail Bakhtin. A partir do espetáculo e suas letras é possível encontrar claramente os limites do enunciado e a lógica da entonação, descritos por
Bakhtin, bem como a alternância dos sujeitos falantes e o eco dos 'discursos outros' em cada um dos elementos observados. Finalmente é possível entender a complexidade do
enunciado como fenômeno complexo e seu emaranhado de relações com os demais enunciados.
Palavras-chave: Enunciado; dança; dialogismo; teatro; discurso.
Pesquisa completa no link: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R1515-3.pdf