quinta-feira, 30 de agosto de 2012

EDU LOBO POR PAULO CÉSAR PINHEIRO



Paulo César Pinheiro
Conheci Edu no final da década de 60. Eu já tinha uma obra grande com Baden e iniciava parcerias com novos amigos, entre eles, Dori e Francis. Nos encontrávamos todos em casa de Olívia, nos fins de semana, às vezes na de Tom, e outras na de Marcos Valle, em reuniões musicais que se estendiam até de manhã. Cada um tinha sempre, uma música mais bonita pra mostrar. E isso estimulava o companheiro. Era uma enxurrada de coisa boa. Riqueza de acordes novos. Belíssimas melodias. Achados de letras. Edu é um compositor que sempre me fascinou, desde o começo. Havia um mistério em seu canto que me envolvia. Melodista de mão-cheia, caminhava por baiões e réquiens, frevos e modinhas, marchas e canções, como um grande mestre da arte de criar. O sangue nordestino fervia em suas veias, em seu peito pulsava um coração negro e de sua voz vinham tristes cantos brasileiros. Isso me encantava e me atraía. Como Edu sempre teve parceiros excelentes (Vinicius, Torquato, Capinam, Guarnieri), eu ficava olhando de longe e admirando a qualidade de seu trabalho. Fora o fato de que, quando arriscava escrever letras, também não devia nada a nenhum de nós.
Até que aconteceu a nossa junção. Encontro aqui, encontro ali, amizade nos unindo, afinidades, e de repente estávamos unindo nosso talento. Vento bravo foi a primeira. E, daí em diante, muitas outras. Não tantas quanto eu gostaria, mas todas assinadas embaixo com orgulho e prazer.
Um dia a gente ainda embala uma safra grande e recupera o tempo perdido, né, Edu?
(Paulo César Pinheiro)

P.S. As primeiras cinco músicas são da trilha sonora do Rá-Tim-Bum. Daí, os diversos intérpretes.

Acalanto (com Caetano)

Bate-Boca (com Quarteto Quatro por Quatro)

Preguiçosa (com Joyce)

Salabim (com Maíra)

Sete Cores (com Jane Duboc)

Dos Navegantes

Vento Bravo

 Dança do Corrupião


Coração Cigano
 
Primeira Cantiga


Perambulando 


Tantas Marés (Ex -Vestígios)


P.S. Faltaram duas músicas: Wendy (juro que desconheço totalmente, mas consta do site oficial do Edu) e Qualquer caminho, do último álbum. Não conseguir baixá-la. (R.L.)